Saiba como montar seu próprio altar em casa, seu local de Poder e Força, para o desenvolvimento de sua espiritualidade e práticas mágicas.
O altar é o local de poder do espiritualista. Um altar equilibra as energias do local e dos habitantes da casa. O altar deve conter a representação dos elementos da natureza e os castiçais do Deus e da Deusa, ou imagens dos mesmos. O altar é pessoal e deve conter a energia de quem o cria.
O Altar deve ter a representação dos elementos:
Ar - Leste / Espada ou penas;
Fogo - Norte (HS) / Castiçal com vela vermelha;
Água - Oeste / Taça com água, conchas, fontes;
Terra - Sul (HS) / Cristais, pentagrama, sal, terra.
Além da representação dos Elementos, coloque mais dois castiçais com velas, simbolizando a Deusa e o Deus. Cores das velas:
Deusa - vermelha, preta, marrom ou rosa;
Deus - branco, amarelo, azul ou laranja.
Preste atenção nos hemisférios. No Hemisfério Norte, os elementos Fogo e Terra são invertidos e muitas literaturas vão mostrar o Sul sendo o Fogo e o Norte a Terra.
Conexão com os 4 Elementos
A conexão e o estudo dos 4 elementos da natureza é vital para espiritualidade. É através dos 4 elementos - terra, ar, água e fogo - que se origina o universo e por onde toda a magia é veiculada. A Terra é um corpo planetário com uma inteligência extraordinária, que preserva as condições necessárias para nossa sobrevivência.
Existem as partes visíveis e invisíveis dos elementais da natureza:
Terra – Gnomos; reino vegetal (plantas, flores, terra, carbono e Duendes); reino mineral (pedras e cristais);
Água - Ondinas e Sereias; rio, mar, cachoeira, oceano e lagos;
Fogo – Salamandras; fogueira, velas e calor;
Ar - Silfos e Fadas; o próprio ar, vento, furacão e ventania.
Essa forma prânica e invisível dos elementos possui atributos específicos que, quando entramos em contato através de rituais e meditações, atraímos a energia e a força desses elementos para dentro de nós.
Elemento Terra
No H.S., a Terra corresponde ao ponto cardeal Sul e, no H.N., corresponde ao ponto cardeal Norte.
Hora: noite
Cores: verde, marrom e preto.
Sentido: tato
Instrumentos mágicos: pentáculo e cristais.
Atributos: Fartura, abundância, estabilidade, constância, firmeza, dinheiro, riqueza, força, centralização, aterramento, concretização, prosperidade e negócios.
Correspondências: areia, terra, cristais, lama, cavernas, grutas, ervas, árvores, montanhas, sal, pedras, metais, animais de cascos.
A falta ou o excesso de cada elemento traz desequilíbrio para o corpo físico, mental/emocional e espiritual.
Falta de Terra: inseguranças, desapego da matéria, falta de ambição, não consegue concretizar e materializar os projetos, inércia, acomodação, insatisfação pessoal, musculatura flácida, falta de resistência, metabolismo lento. Dificuldades em ganhar dinheiro e prosperar.
Excesso de Terra: tendência ao apego, avareza, ambição desmedida, ansiedades nos negócios e por ganhos materiais, corpo contraído, dificuldades de relaxar e dormir, câimbras, pedra na vesícula, rins e fígado.
Elemento Ar
Corresponde ao ponto cardeal Leste.
Hora: amanhecer;
Cores: amarelo e branco;
Sentido: olfato;
Instrumentos mágicos: punhal, espada, pena e sino.
Atributos: sabedoria, visão do propósito de vida, inteligência, mudanças, viagens, aprendizados, estudos, respiração, ideias, memória, clareza, oxigenação do organismo, escritos, livros, liberdade, habilidades, revelações, achar pessoas e objetos perdidos.
Correspondências: sopro, ventos, flauta, animais de penas, céu e nuvens.
A falta ou o excesso de cada elemento traz desequilíbrio para o corpo físico, mental/emocional e espiritual.
Falta de Ar: falta de memória e interesse em conhecimento, falta de clareza e fluidez nos pensamentos; dificuldades na memória; falta de discernimento; tendência ao desligamento e de entender o óbvio. Problemas nos nervos e mentais, dificuldade na aprendizagem e dislexia.
Excesso de Ar: preocupação constante, devaneios, dispersão, necessidade de expressão, hiperatividade mental, insônia, esgotamento, impaciência, rinite, sinusite e dor na cabeça constante.
Elemento Fogo
No H.S., corresponde ao ponto cardeal Norte e, no H.N., corresponde ao ponto cardeal Sul.
Hora: meio-dia;
Cores: vermelho e laranja;
Sentido: visão;
Instrumentos mágicos: varinha e castiçal.
Atributos: coragem, vigor, audácia, sexo, paixão, ação, amor, purificação, cura, transmutação, autoridade, liderança, energia e evolução.
Correspondências: velas, sol, lareira, fogueira, tochas, vulcões e relâmpagos.
A falta ou o excesso de cada elemento traz desequilíbrio para o corpo físico, mental/emocional e espiritual.
Falta de fogo: falta de libido, covardia, preguiça, apatia, falta de brilho, descrença na força interior, falta de ação, depressão, osteoporose, dentes fracos, extremidades frias, muito frio no corpo, anemia, relacionamentos mornos e sem paixão.
Excesso de fogo: raiva, excitação constante, impaciência, ansiedade, cólera, nervosismo, hipertensão e processos degenerativos.
Elemento Água
Corresponde ao ponto cardeal Oeste.
Hora: entardecer;
Cor: azul;
Sentido: paladar;
Instrumentos mágicos: taça ou caldeirão.
Atributos: amor, cura, intuição, sensibilidade, sonhos, premonições, amizade, família, fertilidade e casamento.
Correspondências: conchas, mares, rios, poços e animais aquáticos.
A falta ou o excesso de cada elemento traz desequilíbrio para o corpo físico, mental/emocional e espiritual.
Falta de água: arrogância, insensibilidade, inflexibilidade, problemas no sistema imunológico, falta de empatia, hipocondria, incapacidade de adaptação a ideias alheias, falta de emoção e amor próprio.
Excesso de água: dependência excessiva no outro, chantagem emocional, problemas no sistema imunológico e circulatórios, retenção de líquidos, inchaços, tendências maternais, carências e depressão.
Você pode usar essas informações e fazer seu altar como quiser, você pode colocar vários itens ou apenas um de cada. É livre! Inspirem-se!
Se você quiser saber mais sobre a montagem do altar, clique aqui que gravei um vídeo montando meu altar.
E se você se interessa por espiritualidade e terapias naturais, clique aqui e saiba mais sobre a minha Escola de Espiritualidade e Terapias Naturais.
Comentarios