Ritos de Passagem
Ritos de Passagem são comemorados em pontos importantes da vida.
Os mais conhecidos e que eu celebro são:
Handfasting, o casamento pagão e
Wiccaning, o batizado.
Como funcionam essas celebrações:
-
Handfasting
(Casamento)
O Handfasting é o Rito de Passagem que visa a unir um casal, um casamento pagão, que pode ser adaptado de acordo com a tradição ou religião, e no qual pedimos as bençãos da Grande Deusa Mãe, do Grande Deus Pai e dos elementos da natureza para essa união.
Durante a cerimônia, é feito o entrelace das almas, atando as mãos dos noivos, eles encenam o Grande Casamento Sagrado com a adaga e o cálice. É feito o juramento, pedindo as bênçãos de muito amor, fertilidade, prosperidade e proteção aos Deuses.
Os casamentos são realizados por uma sacerdotisa ou sacerdote da Antiga Religião e, além de todos os preparativos cerimonialísticos tradicionais, há um estudo de Luas para ver o momento mais propício aos noivos para a realização da celebração.
-
Wiccaning
(Batizado)
O nascer de uma criança é um Rito de Passagem no qual celebramos a vida, e o Grande Mistério do nascimento da “Criança da Promessa” é reencenado.
O Wiccaning é o ritual no qual pedimos as bênçãos da Grande Deusa Mãe, do Grande Deus Pai e dos elementos da natureza para que a criança, até que decida seu caminho, esteja em proteção, luz e amor.
No ritual de batizado, a criança é apadrinhada pelos Deuses e Elementais, e ganha um nome pelo qual será conhecida por sua comunidade.
Esse rito não compromete a criança a nenhuma religião, apenas a protege durante sua infância.